quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A Lei do Triunfo - Lição 3 - Confiança em si mesmo (Resumo)

"O desenvolvimento da confiança em si mesmo ou autoconfiança começa com a eliminação desse demônio que se chama medo..."

Toda humanidade herda a influência dos seis medos básicos. São eles os seguintes:

a) Medo da pobreza;
b) Medo da velhice;
c) Medo da crítica;
d) Medo de perder o amor de alguém;
e) Medo da doença;
f) Medo da Morte.

Vamos examinar a fonte desses males.

HEREDITARIEDADE

Física - Corpo - Medo da Pobreza
Social - Historiografia


a) O MEDO DA POBREZA

"O homem com o seu senso superior de intuição, pensamento e raciocínio, não devora os seus semelhantes fisicamente, prefere devorá-los economicamente."

Percebemos nitidamente na nossa sociedade que a ostentação é um dos maiores prazeres do ser humano.
falar do que tem, humilhar o semelhante e se possível fazê-lo de empregado é um desejo contagioso entre os que ostentam o dinheiro, e, em contra partida, uma outra camada da sociedade definha acreditando ser incapaz de realizar feitos maiores e alcançar uma posição social agradável.

Não podemos nos moldar ao sistema e nem as circunstâncias que tentam nos levar a pobreza, e se algum dia formos envolvidos por ela, JAMAIS temos que temê-la, porquanto temos um Deus que é amoroso e suficientemente capaz de transformar a nossa vida em questão de segundos.

Não podemos encarar a pobreza como uma coisa invencível, pois muitos homens saíram dela diretamente para o sucesso apenas com a força de vontade.

Lute para que a sua vida melhore ao invés de fazer das suas reclamações, uma base para o seu fracasso habitar.

b) O MEDO DA VELHICE

Temos que entender que a velhice é apenas mais um estágio da nossa vida e pode ser muito bem vivida se soubermos criar um ambiente especial pra isso.
Faça o melhor agora enquanto você pode, para que, ao se tornar velho, você possa desfrutar diariamente daquilo que você construiu.
Dessa forma, o medo da velhice dará lugar há um grande sentimento de realização.

c) O MEDO DA CRÍTICA

Temos dois tipos de críticas, a construtiva e a destrutiva.
Independente do tipo, não devemos deixar que tais críticas nos desoriente, porquanto muitas vezes uma crítica pode nos levar ao céu ou ao inferno, dependendo do nosso estado de espírito.
Nossa vida deve ser baseada por conceitos bíblicos e atitudes éticas, fazendo dos conselhos apenas mais uma ferramenta de crescimento, mas que não pode alterar o nosso curso, o nosso objetivo.
Encare as críticas de frente, analise todas elas e use-as para que você cresça.

Nem sempre estamos certos, e algumas críticas podem nos ajudar a chegarmos mais rápido a solução dos nossos problemas.

Existem situações em que estamos certos e as críticas destrutivas vem para nos abater, nesse caso, saiba avaliar bem, pois o que divide a crítica destrutiva da construtiva são pequenos detalhes, mas independente disso, não tenha medo delas, sabendo que as mesmas servem para o seu crescimento pessoal.

d) O MEDO DE PERDER O AMOR DE ALGUÉM

FAÇA UMA REFLEXÃO PROFUNDA PARA SABER EXATAMENTE O QUE VOCÊ SENTE PELA PESSOA QUE VOCÊ DIZ QUE AMA.

Não podemos misturar amor com costume, com posse ou qualquer sentimento destrutivo.

As vezes estamos anos com a pessoa e descobrimos que não amamos, sabe porque?... porque os sentimentos foram misturados.
Quer saber se você realmente ama alguém?... reflita e pergunte a você mesmo se você ficaria com essa pessoa mesmo se ela ficasse pobre, cega, muda, ou tivesse que amputar um membro...parece sarcasmo, mas não é!

O amor é um sentimento que nos traz a força necessária para desejar a pessoa independente do que ela pode nos oferecer.

Da mesma forma, prova-se o amor de quem você está dessa mesma maneira.

Se ambos se amam, aprenderão a viver longos anos lapidando os seus erros em prol da melhoria do relacionamento, se caso os percalços da vida fizer a pessoa que você está se distanciar, certamente ela nunca te amou, aí é a hora de abandonar o barco e buscar novos horizontes para achar o verdadeiro amor.

e) O MEDO DA DOENÇA

"A maior doença que podemos ter é achar que devemos desistir da vida no momento em que mais precisamos dela."

Estudos científicos já comprovaram que o pessimismo, a desistência e a falta de vontade agilizam o processo de destruição do nosso corpo através da doença.

Não vamos conseguir combatê-la se temos medo dela, ou se damos mais ibope a ela do que ao Deus que pode nos curar.
Lute, se esforce, viva cada momento, alegre-se, sorria, aproveite cada minuto do dia para fazer algo construtivo... você verá que depois disso, se você não ficar curado, certamente esse processo lhe ajudará a alcançar tal feito.

e) O MEDO DA MORTE

Só devemos ter medo de morrer se não tivermos aceitado a pessoa de Jesus em nossa vida.

A morte nunca é boa pra ninguém, independente da circunstância. todos sonhamos com uma vida abundante e saudável, mas quando a morte chega, esse projeto se finda aqui na Terra, porém inicia-se um outro projeto, um projeto tremendo criado para mim e pra você, A NOVA CANAÃ, um local preparado por Deus para todos aqueles que aceitaram Jesus como seu Senhor e Salvador.
Tremendo!
Não tenha medo da morte, tenha medo de morrer sem ter Jesus!
A morte sem Jesus será o nosso sofrimento eterno, mas a morte com Jesus é vida! Vida num local preparado para todos aqueles que o aceitaram lá no céu!
Isso é tremendo!

"Aquele que não confia em si mesmo não atrai os outros porque a sua mente é uma força negativa, que antes repele do que atrai."

Nenhum comentário:

Postar um comentário